terça-feira, 25 de setembro de 2007

"A Celebridade é um plebeísmo"

Li recentemente que os olheiros para a próxima edição do BIG BROTHER já estão nas ruas...Cá pra nós, não é só o valor do dinheiro, apesar de farto em se tratando de R$ 1 milhão, que leva tanta gente a querer participar e protagonizar cenas da sua "intimidade" simplesmente e se expor ao julgamento alheio como se, corajosamente, dissesse não ter nada a temer. Associado ao dinheiro que resolve muita coisa mas não cura todos os males (ou os males!), vem o "status" da fama e junto com ela a possibilidade de ascender socialmente, ainda que de forma artificial e sem prazo de validade.
Virar celebridade no pé da palavra, segundo o Dicionário do Aurélio, é ganhar notoriedade, torna-se afamado. Infelizmente, creio que se tirassem o prêmio financeiro do BIG BROTHER, ainda assim o programa teria filas de candidatos. O que no fundo revela uma falta de amor a si próprio não? Uma baixa auto-estima, enfim uma carência de afeto mesmo! Algo desesperador...E por que não, uma burrice também? Então, aqui transcrevo alguns trechos do que diz Fernando Pessoa (Obras em Prosa) sobre o tema celebridade.

"Às vezes quando penso nos homens célebres, sinto por eles toda a tristeza da celebridade. A celebridade é um plebeísmo. Por isso deve ferir uma alma delicada. É um plebeísmo porque estar em evidência, ser olhado por todos inflige a uma criatura delicada uma sensação de parentesco exterior com as criaturas que armam escândalo nas ruas, que gesticulam e falam alto nas praças. O homem que se torna célebre fica sem vida íntima: tornam-se de vidros as paredes de sua vida doméstica.
...É preciso ser muito grosseiro para se poder ser célebre à vontade.
...Todo o homem que merece ser célebre sabe que não vale a pena sê-lo. Deixar-se ser célebre é uma fraqueza, uma concessão ao baixo-instinto..."

6 comentários:

Mandrey disse...

é isso aí, querida. tenho uma frase que encaixa aí no teu texto: "nós somos fruto daquilo que consumimos"... só que eu uso quando me comparam com Leão Lobo para descaracterizar quem acha semelhança entre eu e ele.

beijos!

Adriana Cavalcante disse...

Valeu Mandrey. Agora, essa de Leão Lobo nunca pensei...kkkkkkkkkkkk...mas faz parte. Obrigada pela visita. Bjos de sempre.

Bruna Siqueira disse...

Dricosa, adorei a citação de F.Pessoa no seu texto. bjos!!

Bruna Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blogpaulocosta disse...

Mais jocoso que mostrar a privacidade dessas ditas celebridades, é a qualidade do que se mostra. Lastimável, sempre.

blogpaulocosta disse...

Pois é, Adriana. Mas, jocoso que mostrar as ditas celebridades em cena, literalmente, é a qualidade do que é mostrado. Mais uma vez, parabéns pelo blog.