sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Biocombustível para transporte coletivo

Biocombustível é a bola da vez no mercado mundial.Fuçando, na manhã desta sexta-feira, as últimas notícias na web, conferimos a novidade neste setor, segundo o portal ambientebrasil.
EXCLUSIVO: Deputado federal apresenta projeto de lei para que toda a frota de ônibus no país use biocombustível

O deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) acaba de apresentar o Projeto de Lei nº 2.256/07, cuja linha básica é renovar e adaptar a frota de ônibus no país para a utilização de biocombustíveis. Em sua argumentação, ele destaca justamente as vantagens da troca para o meio ambiente, lembrando que os combustíveis fósseis emitem até 78% a mais de gás carbônico.
A idéia é que a adesão aos biocombustíveis se dê de forma gradual. “As empresas terão até dez anos para renovar em 100% a sua frota", explica o parlamentar. Devem se adaptar os veículos de transporte coletivo de passageiros que atuam em âmbito interestadual, interurbano, urbano ou metropolitano, ficando desobrigadas disso as pessoas físicas ou jurídicas que tenham até três veículos. "Tomamos o cuidado de estabelecer essa exceção à regra a fim de não inviabilizar a prestação de serviços por pequenos empresários ou empreendedores individuais, especialmente em localidades menores", afirma Fontana.
Quanto à receptividade das empresas, o deputado alega que várias delas, no país, já operam seus veículos utilizando biocombustível. “São experiências em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, que mostram ser possível toda a frota brasileira utilizar o biocombustível”, disse ele a AmbienteBrasil. “Nosso projeto recém começou a tramitar e, certamente, vamos dialogar com todos os setores, inclusive com as empresas”, antecipa.

Por Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Nenhum comentário: